TOP NEWS

14 de agosto de 2012

Qualidade

Crescer com Qualidade

A Missão da Anhanguera está focada na promoção do ensino eficiente, com a qualidade necessária ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos estudantes, para que, com competência e ética, possam desenvolver projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais e atuar com profissionalismo no mercado de trabalho.

Com a meta de alcançar cerca de 1 milhão de alunos em 2015, a Anhanguera Educacional definiu um novo posicionamento no mercado, a partir da constatação de que não é mais uma instituição de ensino voltada apenas para alunos de baixa renda. Ao contrário, avançando em sua estratégia de expansão, tornou-se um grupo educacional com um amplo e diversificado portfólio de cursos, que tem se posicionado e deseja atuar cada vez mais como uma instituição de ensino de qualidade.
A revisão desse posicionamento prevê atingir os dois públicos-alvo da Anhanguera. O primeiro é formado por quem está interessado em estudar, os jovens recém-formados no Ensino Médio. Para estes, a Instituição oferece como diferenciais mensalidades acessíveis, ensino de qualidade reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo mercado de trabalho, o Programa do Livro-Texto (PLT), cursos atuais, metodologias de ensino modernas e inovadoras e a flexibilidade da educação a distância.
O segundo grupo é composto por alunos trabalhadores e aqueles que, mais maduros (acima da faixa etária escolar), decidiram retomar os estudos, mas encontram barreiras para se matricular em uma instituição de Ensino Superior, como preço inacessível da mensalidade e falta de tempo para os estudos.
A estratégia de negócios é orientada por um conjunto de diretrizes, listadas a seguir.
> Qualidade de ensino
> Plataforma pedagógica inovadora
> Capacitação de professores e demais colaboradores
> Incentivo à pesquisa e a publicações acadêmicas
> Revisão e ampliação constante dos currículos
> Suporte de recursos tecnológicos de ponta, aplicados à excelência do ensino
> Modelo social inclusivo: política de preços acessíveis para 
os alunos; instalação de campus em bairros periféricos; 
expansão para um maior número de localidades
> Desenvolvimento de projetos sociais que beneficiem a comunidade
> Acessibilidade (opção de ensino a distância)
> Apoio aos jovens que enxergam na educação de qualidade um caminho natural para a ascensão socioeconômica
> Relacionamento estruturado com o Ministério da Educação (MEC), demais órgãos reguladores do setor e outras entidades representativas
Em seu plano de expansão, a meta é aumentar a participação de mercado nas localidades em que já atua e levar as atividades para outras cidades.
No curto e médio prazo, o desafio consiste em realizar a unificação de procedimentos mais rapidamente, para integrar diferentes instituições adquiridas, reduzindo o tempo médio de quatro para dois anos.
O planejamento estratégico também prevê a oferta, de forma cada vez mais estruturada, de “multiprodutos” em cada campus (diversos cursos, com variadas possibilidades de aproveitamento), além de melhorias no suporte tecnológico.





146,9 mil
ALUNOS INGRESSARAM NOS CURSOS DA ANHANGUERA EM 2011

GESTÃO DE RISCOS
Os negócios e as iniciativas da Anhanguera Educacional baseiam-se em procedimentos consolidados pelo Comitê de Riscos, que se reporta ao Conselho de Administração, reunindo-se mensalmente, além do Comitê de Auditoria, criado há três anos.
Para a crescente consolidação financeira, anualmente é revisada a relação preço de mensalidades versus custos envolvidos. Em seus procedimentos internos, há regularmente avaliações de iniciativas viáveis para melhorar os controles e processos, visando proporcionar uma boa prestação de serviços ao menor custo. 
Por isso, desde 2010 encontra-se em operação o Centro de Serviços Compartilhados, com o objetivo de que sejam implementadas, gradativamente, alterações nos processos de back office (retaguarda), para se obter processos mais eficientes.

IMAGEM E REPUTAÇÃO
Em 2011, a Anhanguera Educacional mais do que dobrou o valor de sua marca, segundo estudo da consultoria Brand Analytics/Millward Brown. A Organização, que em 2010 ocupava a 29ª posição em um ranking com 150 marcas, de 200 companhias, passou para o 26º lugar e consolida seu crescimento, já que em 2009 estava na 37ª posição - ou seja, avançou 11 postos em apenas dois anos.
Com esse desempenho, o Grupo Educacional demonstra que não apenas cresce sustentavelmente em seus negócios ou em números de alunos, mas também na consolidação de seu nome no mercado em que atua. E consegue fazer isso com transparência nas suas informações - o ranking da Brand Analytics/Millward Brown conta apenas com empresas de capital aberto que disponibilizam informações que possam segregar os resultados de cada marca.
A Organização integra, pelo segundo ano consecutivo, o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, carteira de ações que reúne as empresas com atuação e estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável. De acordo com analistas, o crescimento é bem visto pelos agentes do mercado de capitais, que pode analisar seus resultados por meio da prestação regular de informações e contas, disponibilizadas em seu site de relações com investidores.
A sétima carteira do ISE/BM&FBovespa reúne 51 ações de empresas, com valor de mercado estimado em R$ 961 bilhões.
38
EMPRESAS LISTADAS, DE 18 SETORES DE ATIVIDADE ECONôMICA

ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
A forma com que se relaciona com seus públicos estratégicos constitui outro ponto que fortalece a marca da Anhanguera Educacional. No caso dos colaboradores, o relacionamento ainda é orientado pelo Código de Conduta, que tem cópias distribuídas a todos que trabalham na Organização. A íntegra do documento também está disponível na internet. (GRI 4.8)
O código contempla os princípios fundamentais que refletem os Valores da Anhanguera Educacional, relacionados a transparência, honestidade, integridade, verdade, responsabilidade social, solidariedade humana e respeito.
O documento aborda temas de grande importância, entre os quais se destacam:
> Política de Segurança da Informação - orientações, restrições e cuidados;
> Conflito de interesses - como proceder no caso de presentes enviados por fornecedores;
> Política de contratação - as decisões profissionais devem se basear em práticas idôneas de administração, sem influênica de considerações pessoais;
> Relacionamento com a imprensa - como lidar com pedidos de entrevista em nome da Instituição;
> Relacionamento com sindicatos - como tratar as demandas sindicais;
> Tratamento de informações confidenciais - como lidar com esse tipo de informação;
> Diretrizes de combate ao trabalho infantil e escravo.
Atendimento aos alunos nas unidades


Para zelar pelo cumprimento do Código de Conduta, a Anhanguera mantém ainda o Comitê de ética, nomeado pela presidência da Instituição e composto por representantes de suas diversas áreas.
OUVIDORIA
Como forma de assegurar uma conduta de maior transparência em todos os seus relacionamentos, em 2010 foi criada a área de Ouvidoria, com o objetivo de fomentar a comunicação entre alunos, professores, colaboradores e demais públicos prioritários, contribuindo para o exercício do princípio democrático e para aprimorar os procedimentos da gestão institucional. Os contatos com a Ouvidoria - que acolhe reclamações, registros, elogios e denúncias - podem ser feitos por meio eletrônico, telefônico ou pessoalmente.
O solicitante pode se manifestar por meio eletrônico no Atendimento Online, no canal Fale Conosco, pelo portal da Instituição ou ainda pelo site do Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE). Já o contato telefônico pode ser efetuado por meio da Central de Relacionamento ou do SAE. Os atendimentos presenciais são realizados na unidade, no espaço destinado à Ouvidoria. Em cada unidade, o solicitante também tem a opção de depositar sua manifestação na urna da Ouvidoria. As manifestações recebidas são encaminhadas aos setores responsáveis pelo ouvidor, que acompanha as providências e o cumprimento dos prazos e faz a devolutiva para quem as enviou.
Tabela

ATENDIMENTO PELA OUVIDORIA
 
Os funcionários das áreas técnicas e administrativas, além dos docentes, contam com a Ouvidoria Corporativa, sob a responsabilidade de um comitê de ética, que trata, de maneira confidencial, de todas as manifestações recebidas.