TOP NEWS

21 de setembro de 2012

Diretor de finanças do Corinthians fala sobre os processos de gestão no futebol


Mostrar como as boas práticas contábeis auxiliam a gestão de grandes clubes, este foi o objetivo da palestra do diretor de finanças do Sport Club Corinthians Paulista, Raul Corrêa da Silva. O evento, promovido pela Comissão CRC SP Melhor Idade, ocorreu na noite de 18 de setembro de 2012, no auditório do Conselho. Com o tema “A importância Econômica e Social do Futebol no Brasil e no Mundo”, a palestra trouxe uma nova visão sobre o esporte no Brasil, com a crescente busca, por parte dos clubes, de melhores práticas de gestão.

O conselheiro e coordenador da Comissão CRC SP Melhor Idade, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, fez a abertura do evento e destacou a expectativa de desenvolvimento que grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas trazem. “O esporte, principalmente o futebol, mobiliza milhões de pessoas e um volume de recursos que, se forem bem aplicados e gerenciados, resultarão em benefício para o torcedor e desenvolvimento social para toda a sociedade”, afirmou.

Também prestigiaram a palestra os conselheiros Ronaldo Raymundo Saunier Martins, Wanderley Antonio Laporta, Ana Maria Costa e Júlio Linuesa Perez.

Raul Corrêa da Silva exemplificou com números e gráficos a grande mudança pela qual passou o Corinthians nos últimos cinco anos, saindo de um período de crise para um ambiente de valorização, tanto financeira como de credibilidade.

Segundo o palestrante, o Profissional da Contabilidade possui um papel decisivo para a profissionalização do futebol brasileiro. “Os clubes passam por um processo de mudança muito importante, que se iniciou há quatro ou cinco anos. Manter as finanças sólidas e transparentes confere credibilidade à marca junto ao público e aos investidores”, ressaltou Silva, que foi conselheiro do CRC SP na gestão 2004/2005 e em 2009 recebeu a medalha Joaquim Monteiro da Silva, conferida aos profissionais que contribuíram para a profissão contábil.

Ele aproveitou para relacionar a situação vivida no clube com o momento que o futebol brasileiro passa nos últimos anos. “Houve uma enorme mudança na maioria dos grandes clubes, mas há muito ainda para progredir, principalmente no que diz respeito à padronização das informações contábeis”, sentenciou o diretor corintiano. “Felizmente, o CFC e as entidades de classe têm mobilizado esforços no sentido de favorecer a aplicação das boas práticas contábeis”.

A palestra contou com a participação ativa da platéia, composta por pessoas de diferentes times e idades. A Profissional da Contabilidade Camila Souza e Silva é são-paulina e veio acompanhar a palestra. “Eu, como apaixonada por futebol, gostei de ver como a correta aplicação dos conceitos contábeis foi fundamental para a recuperação de um grande clube como o Corinthians. Foi bom ver que a valorização da Contabilidade como ferramenta estratégica tem produzido resultados tão positivos”.

Já os estudantes de Ciências Contábeis da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) Amanda Taqueuti, Anne Caroline Silva e Jairo Almeida Francino, aproveitaram a oportunidade para buscar informações para o trabalho de conclusão de curso do grupo. “Acompanhar a evolução e o crescimento do time nos últimos anos enriqueceu nosso trabalho. E por meio das demonstrações apresentadas e a comparação das informações percebe-se que esse crescimento não foi por acaso, foi um trabalho de estratégia e execução muito bem elaborado”, argumentou Anne Caroline Silva.

Fonte: CRC-SP

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.