TOP NEWS

26 de agosto de 2014

As dez profissões que mais precisam de qualificação no país

RIO - Foram ouvidos mais de 37.000 empregadores em 42 países e territórios (no Brasil, 850), sinalizando a média global de escassez de talentos em 36% (no Brasil de 63%).

No Brasil, as empresas continuam sem preencher vagas, pois não encontram profissionais com as competências necessárias para os cargos - afirma Riccardo Barberris, CEO do ManpowerGroup Brasil.

Para superar esse problema, as estratégias mais comuns que as organizações estão adotando mundialmente são: aumentos dos treinamentos para os empregados atuais, mais oportunidades de desenvolvimento para a equipe atual, redefinição de descrições de cargos e aumento dos benefícios oferecidos.

Empresas relatam os efeitos

A organizações participantes da pesquisa apontam que a escassez resulta diretamente na redução da capacidade de atender adequadamente seus clientes.

Cenário nas Américas

O estudo aponta que, nas Américas, os motivos mais comuns para os empregadores dizerem que não conseguem preencher as funções são: falta de competências técnicas e habilidades mensuráveis, com 34%, falta de experiência com 29%, representando um aumento em relação a 2013, quando o índice foi de 24%, e falta de candidatos disponíveis com 25%.

As estratégias que os empregadores do continente estão adotando são: aumento de organizações  que pretendem fornecer treinamento e desenvolvimento adicional aos atuais funcionários, aumento na exploração de novas fontes de talentos como jovens e mulheres, e diminuição na contratação de profissionais sem habilidades necessárias, mas com potencial para desenvolvê-las.

Confira os ranking dos profissionais mais procurados:

No Mundo:

1 - Trabalhadores de ofício manual
2 - Engenheiros
3 - Técnicos
4 - Representantes de Vendas
5 - Contadores e profissionais de finanças
6 - Executivos/gestores
7 - Gerente de vendas
8 - Profissionais de TI
9 - Secretárias, assistente administrativo e auxiliar de escritório
10 - Motoristas

No Brasil:

1 - Operários
2 - Técnicos
3 - Motoristas
4 - Secretárias, assistente administrativo e au
xiliar de escritório
5 - Trabalhadores de ofício manual
6 - Profissionais de TI
7 - Contadores e profissionais de finanças
8 - Operadores de máquina e produção
9 - Engenheiros
10 - Gerente de vendas

Fonte: O GLOBO / 21/08/2014

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.