TOP NEWS

15 de setembro de 2012

Palestra: O Impacto da Tecnologia e a Contabilidade - A aliança com a internet

Na última sexta-feira (14) em prosseguimento ao projeto "Contabilidade na Sexta", o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Bauru proporcionou aos acadêmicos do curso de Administração e Ciências Contábeis uma palestra com o tema: "O Impacto da Tecnologia e a Contabilidade - A aliança com a internet", proferida por Lúcio Calazaes, professor da USC, Bacharel em Ciência da Computação (USP) e Administração (UNISA), com MBA em Gestão de Projetos com Prática PMI e Pós-Graduado em MIT Master in Information Tecnology (FIAP).

A tecnologia é tão indispensável à sociedade que as pessoas raramente param para pensar que, por si só, ela não é tão importante, esse contínuo avanço tecnológico modifica a todo o momento os aspectos econômicos, sociais e o próprio estilo de vida das pessoas na sociedade. Nas empresas são constantes as transformações decorrentes da utilização de novas tecnologias, de automação, robotização e informatização.

Calazaes alertou sobre o foco da engenharia social, onde é persuadir a vítima de forma a convencê‐la a tomar uma determinada ação. Destacou ainda as tendências na área tecnológica, tais como: Cloud Computing e Service, CrowdsourcingCrowdfunding, Coordenação Trabalho Remoto, DYI - faça você mesmo, Games e A internet das coisas.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Entender além das premissas básicas de sua formação proporciona um diferencial no mercado, pois hoje em dia e futuro próximo, tecnologia e informação serão assuntos de conhecimento obrigatório para se manter ativo e empregável, pois o trabalho manual e operacional torna-se a cada dia mais estratégico, abre espaço para comodidades, facilidades e integração de dados. Fazem desse universo uma realidade cada vez mais presente.

Com uma explanação superficial sobre o projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), Calazaes comentou sobre sua metodologia, utilização e como o Governo vem implantando as fases desse projeto, ampliando a integração dos fiscos, padronizando e compartilhando informações contábeis e fiscais, racionalizar e uniformizar obrigações acessórias para os contribuintes, além de tornar mais célebre a identificação de ilícitos tributários com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Para encerramento de sua apresentação, exibiu 2 videos de modo a ilustrar o enorme avanço da tecnologia no mundo dos negócios, sua conexão, comodidade e um futuro em forma de presente.

Ao final, abriu-se aos participantes o debate para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas, onde assuntos como: Engenharia social, educação continuada em áreas tecnológicas, sped, certificado digital e segurança da informação tiveram um maior destaque e esclarecimentos.


Fotos:

Prof. Jairo, Palestrante (Lúcio Calazaes) e Prof. Fernando Coelho


 

 



1º Video
Microsoft Future Vision



2º Vídeo
Advance Future Technology


Prof. Jairo

0 comentários :

A opinião de seus leitores não reflete necessariamente a opinião do Blog.